Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Pão Caseiro

Nada se compara ao cheirinho irresistível de um pão caseiro fresquinho saindo do forno. O processo de fazer pão em casa é uma verdadeira terapia, envolvendo ingredientes simples e um toque especial de amor.

Anúncios

Imagine-se colocando as mãos na massa, sentindo a textura macia e elástica se formar sob seus dedos. Cada movimento é cuidadoso, paciente e cheio de expectativa. Enquanto o pão descansa e fermenta, um aroma convidativo invade sua casa, criando uma atmosfera de aconchego e conforto.

Assim que o pão dourado e crocante emerge do forno, a satisfação é imensurável. Você observa as fendas na casca perfeitamente formada, que prometem revelar uma migalha macia e cheia de sabor. Ao cortar a primeira fatia, o som característico de crocância preenche o ar, despertando os sentidos.

Anúncios

Com a faca espalhando uma generosa camada de manteiga na fatia quente, o primeiro pedaço encontra a sua boca. O sabor é sublime, uma combinação perfeita de notas tostadas e levemente adocicadas. Cada mordida é uma explosão de sensações, o pão caseiro proporcionando uma experiência única e inesquecível.

Seja no café da manhã, no lanche da tarde ou como acompanhamento para uma refeição especial, o pão caseiro é sempre bem-vindo. Ele aquece corações, une pessoas e desperta memórias afetivas. Além disso, é uma forma de demonstrar carinho ao preparar algo especial para aqueles que amamos.

Anúncios

Então, abrace essa aventura culinária, mergulhe na magia de fazer o seu próprio pão caseiro. Descubra o prazer de criar algo com suas próprias mãos e sinta o amor se espalhar em cada fatia. Uma jornada recheada de aromas, sabores e emoções que certamente vale a pena ser compartilhada.

Pão Caseiro
Pão Caseiro

Pão Caseiro

Ingredientes:

 

3 colheres (sopa) de açúcar
½ colher (sopa) de sal
⅓ xícara (chá) de óleo
1 ovo inteiro
½ colher (sopa) de fermento biológico ou (½ tablete)( ou 1 sache de fermento biológico seco
500 ml de água Morna (quase fria)
Mais ou menos 1 Kg e 250 gramas de farinha de trigo

 

Modo de preparo:

 

Em uma vasilha misture a água, ovo e o óleo. Acrescente o açúcar, o sal, o fermento e vá adicionando farinha. Mexa com uma colher e quando a massa ficar mais pesada comece a misturar com as mãos vá jogando farinha aos poucos. Vá trabalhando a massa até desgrudar das mãos. Talvez não use toda a farinha, em tão vá acrescentando aos poucos.
Sove por uns 10 minutos, essa é a parte mais importante, sovando você vai ativar o glúten da massa e isso vai fazer com que seu pão fique mais fofinha. Coloque a massa em uma superfície polvilhada com um pouco de farinha, então estique a massa com as palma da mão e depois puxe novamente em sua direção.
Coloque novamente na vasilha e cubra com um pano de prato. Deixe a massa descansar até dobrar de volume. O tempo pode variar de 30min a 1h e 30min dependendo do clima na região em que você mora, da qualidade do fermento.
Você pode modelar os pães no formato que desejar. Eu abro um retângulo de massa estreito e comprido e enrolo como um rocambole. Polvilhe um pouco de farinha na superfície da assadeira e coloque os pães. Eu coloquei cada pão em uma assadeira individual, de pão de forma, mas pode usar uma forma única e colocar um ao lado do outro, deixando um espaço entre eles. Cubra novamente com um pano de prato e deixe crescer. Aqui eu deixo em média mais 2 a 3 horas, até eles dobrarem de tamanho.
Ligue o forno em 180º e asse os pães até ver que eles fiquem bem dourados. O tempo de forno pode variar de um forno pra outro. Vai de 30min a 1h e 30min. Depende também do tamanho dos pães, quanto maiores, mais tempo no forno.
Essa receita rendeu 3 pães no tamanho do pão da foto.

Dica: Se tiver um cilindro, pode cilindrar a massa antes de modelar, Cilindre bastante até a massa ficar bem lisinha, depois modele, o fato de cilindrar esse pão também da uma super diferença na macies.

 

Louvai ao SENHOR, e invocai o seu nome; fazei conhecidas as suas obras entre os povos. “Salmos 105:1”

Anúncios

Gostou? Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on pinterest

Comente aqui o que achou:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Mais

Posts Relacionados: