Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Quibe de grão de bico

O quibe é um prato tradicional do Oriente Médio, conhecido por sua combinação única de sabores e texturas. Normalmente feito com carne moída e trigo, essa iguaria conquistou paladares ao redor do mundo. No entanto, a evolução culinária tem nos presenteado com versões vegetarianas igualmente deliciosas, e uma das mais populares é o quibe de grão-de-bico. Neste artigo, mergulharemos no universo dessa opção irresistível, explorando seus sabores, benefícios nutricionais e a versatilidade que torna esse prato uma escolha acertada para todos os gostos e estilos de vida.

Grão-de-Bico: A Estrela Nutricional:

Anúncios

O grão-de-bico é a base deste prato inovador e é uma fonte incrível de nutrientes essenciais. Rico em proteínas vegetais, fibras, vitaminas e minerais, o grão-de-bico é uma excelente opção para vegetarianos e veganos. Discutiremos como esse ingrediente fornece uma dose saudável de energia, mantém a saciedade e contribui para a saúde geral do organismo.

Uma Harmonia de Sabores:

Ao experimentar o quibe de grão-de-bico, é possível notar como a textura suave e levemente amanteigada do grão se funde com os temperos tradicionais do quibe, criando uma harmonia única de sabores. Exploraremos os principais temperos utilizados na preparação do prato e como eles se combinam para criar uma experiência gastronômica memorável.

Versatilidade Culinária:

Anúncios

Uma das maiores vantagens do quibe de grão-de-bico é sua versatilidade na cozinha. Além de delicioso como prato principal, o quibe de grão-de-bico pode ser adaptado para servir como petisco, acompanhamento ou até mesmo como recheio em sanduíches e wraps. Iremos destacar algumas ideias criativas para incorporar essa iguaria em diferentes momentos do dia.

Opção Amiga do Meio Ambiente:

Ao optar por um quibe de grão-de-bico, também fazemos uma escolha amiga do meio ambiente. Ao contrário da produção de carne, que pode ter um impacto significativo na pegada de carbono, o cultivo de grão-de-bico é menos exigente em termos de recursos naturais e contribui para a sustentabilidade do planeta. Abordaremos esse aspecto e como nossas escolhas alimentares podem fazer a diferença para o meio ambiente.

Anúncios

O quibe de grão-de-bico é muito mais do que uma alternativa saborosa para os amantes da culinária vegetariana. É um prato que combina nutrição, sabores ricos e ações conscientes em relação ao meio ambiente. Seja você vegetariano ou simplesmente alguém em busca de novos sabores e experiências culinárias, o quibe de grão-de-bico é uma opção imperdível. Experimente e desfrute dos benefícios que essa delícia vegetariana tem a oferecer!

 

Quibe de grão de bico
Quibe de grão de bico

Quibe de grão de bico

Ingredientes:

1 xícara (de chá) de grão-de-bico cru
1 xícara (de chá) de trigo para quibe
1 e ½ xícaras (de chá) de água quente
2 dentes de alho grandes bem picados
1 cebola grande bem picada
½ xícara (de chá) de salsinha e cebolinha picadas
hortelã fresca picada (a gosto eu coloquei umas 3 folhas médias)
2 colheres (de sopa) de limão
2 colheres (de sopa) de azeite
2 colheres (de sopa) de tahine
1 xícara (chá) de farinha de trigo (pode ser integral)
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:

Deixe o grão-de-bico de molho, coberto por água, por 12 horas.
Descarte a água escorrendo, lave e coloque na panela de pressão, cubra com 2 dedos de água e deixe cozinhar por 10 minutos depois que pegar pressão, e desligue.
Coloque o trigo para quibe em uma vasilha e jogue a água fervente por cima. Deixe de molho até ficar macio, aproximadamente de 15 minutos. Desta maneira você não precisará espremer o quibe, pois toda a água será absorvida, se você usar as quantidades indicadas.
Coloque o grão-de-bico já cozido no processador ou liquidificador e bata até obter uma pasta.
Em uma vasilha grande, coloque a pasta de grão-de-bico, o trigo hidratado, e todos os demais temperos. Misture bem. Acrescente a farinha e modele com as mãos, se preferir pode fazer bolinhas.
Frite em óleo quente ate dourar. Se preferir coloque em uma assadeira untada e leve ao forno e asse até dourar. Esse da foto fiz frito, ficou uma delicia.

 

Venham e vejam o que Deus tem feito; como são impressionantes as suas obras em favor dos homens! “Salmos 66:5”

Anúncios

Gostou? Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on pinterest

Comente aqui o que achou:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Mais

Posts Relacionados: