Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Coxinha de frango

Quando se fala em comida brasileira, é impossível não mencionar a coxinha de frango. Essa iguaria crocante por fora e suculenta por dentro conquistou o paladar de muitos brasileiros e até mesmo de pessoas ao redor do mundo. No entanto, a coxinha é mais do que apenas um salgado delicioso; ela possui uma história rica e interessante, além de fazer parte da cultura culinária do Brasil. Neste artigo, vamos explorar a história por trás da coxinha de frango, seus diferentes tipos e variações, bem como sua importância na gastronomia brasileira.

A Origem da Coxinha de Frango

Anúncios

A coxinha de frango tem uma origem que remonta ao século XIX no Brasil. Acredita-se que tenha sido inspirada nas famosas coxas de galinha, que eram um prato muito apreciado pela aristocracia europeia. No entanto, a versão brasileira da coxinha evoluiu ao longo do tempo para se tornar um salgado popular nas lanchonetes e festas.

A Evolução dos Ingredientes

Originalmente, a coxinha de frango era feita com uma massa mais pesada e recheada com carne de galinha. Com o passar dos anos, a receita foi se adaptando às preferências dos brasileiros e às mudanças na disponibilidade de ingredientes. O recheio de carne de galinha foi aprimorado, muitas vezes misturado com temperos, catupiry e até mesmo outros tipos de proteína, como queijo e calabresa.

Formatos e Tamanhos Variados

Anúncios

Uma característica marcante da coxinha é a sua versatilidade quando se trata de formas e tamanhos. Além da coxinha tradicional, em formato de gota, é possível encontrar coxinhas em formatos criativos, como estrelas, corações e até mesmo em tamanho mini, perfeitas para servir como petiscos em festas e eventos. Essa diversidade de formatos não apenas adiciona um toque lúdico à coxinha, mas também permite que chefs e cozinheiros caseiros explorem sua criatividade.

Coxinhas Regionais e Variações Criativas

Assim como muitos pratos tradicionais, a coxinha de frango também possui variações regionais em diferentes partes do Brasil. Por exemplo, no nordeste, é comum encontrar a “coxinha de carne de sol”, que substitui o frango por carne de sol, um tipo de carne seca e curada. Em algumas regiões, coxinhas podem ser recheadas com palmito, camarão e até mesmo ingredientes vegetarianos, atendendo a diferentes preferências alimentares.

Coxinha no Imaginário Brasileiro

Anúncios

A coxinha não é apenas um prato delicioso, mas também uma parte importante do imaginário brasileiro. Ela está presente em festas de aniversário, lanches rápidos, quermesses e eventos esportivos. Sua popularidade é tão grande que se tornou um símbolo informal da culinária brasileira, representando a criatividade e o sabor do país.

Conclusão

A coxinha de frango é mais do que apenas um salgado; é uma peça da história e cultura culinária do Brasil. Desde suas origens humildes até sua evolução para uma iguaria popular, a coxinha representa a diversidade de ingredientes e a criatividade que a gastronomia brasileira tem para oferecer. Seja na forma tradicional ou em variações regionais, a coxinha continua a encantar os paladares e a unir as pessoas em torno de uma paixão compartilhada por boa comida. Portanto, da próxima vez que você saborear uma coxinha de frango crocante, lembre-se de que está degustando não apenas um salgado, mas um pedaço da rica história culinária do Brasil.

Coxinha de frango

Coxinha de frango

Ingredientes:

 

1 tablete de caldo de galinha

4 xícaras (chá) de leite

1 colher (sopa) de margarina

4 xícaras (chá) de farinha de trigo

Farinha para polvilhar a mesa

 

Recheio:

 

1 tablete de caldo de legumes

2 xícaras (chá) de água fervente

1 peito de frango (400 g aproximadamente)

2 colheres (sopa) de azeite

1 cebola média picada

2 dentes de alho amassados

Sal e pimenta a gosto

Salsa picada a gosto

6 colheres (sopa) de requeijão

1 clara e farinha de rosca para empanar

 

Modo de preparo:

 

Em uma panela, ponha o tablete de caldo de galinha dissolvido no leite e a margarina. Leve ao fogo e deixa ferver. No fogo brando, junte aos poucos a farinha e mexa até desgrudar do fundo da panela. Ponha em uma superfície enfarinhada. Espere esfriar um pouco e trabalhe a massa até ficar lisa. Deixe descansar por 15 minutos.

Recheio:

Dissolva o caldo de legumes na água fervente, junte o frango e deixe cozinhar até ficar macio. Espere esfriar e desfie. Em uma panela, aqueça o azeite, doure a cebola, o alho e junte o frango. Tempere com sal se necessário, pimenta e deixe por 3 minutos. Junte salsa e o requeijão. Espere esfriar e recheie as coxinhas. Passe na clara e na farinha de rosca. Frite em óleo quente até dourar.

Se preferir, ponha as coxinhas em assadeira untada e asse em forno quente até dourar.

 

Senhor, tu ouviste os desejos dos mansos; confortarás os seus corações; os teus ouvidos estarão abertos para eles; “Salmos 10:17″

Anúncios

Gostou? Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on pinterest

Comente aqui o que achou:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Mais

Posts Relacionados: