Navigation Menu

BALA BAIANA

"Bala Baiana"

"Bala Baiana"

Achei que não ia conseguir fazer estas balas, mas consegui, se eu consegui você também consegue, fica uma delicia. Da um pouco de trabalha mas vale a pena. Agora não faça como eu em, eu esqueci de untar a assadeira e as balas grudaram, ai quebra quando você tira para embrulhar. Mas depois de embrulhadinho a galerinha aqui de casa nem notou, tava bom demais.

Ingredientes:

250 g de coco ralado seco sem açúcar
1 e ½ xícara (chá) de leite condensado 
2 colheres (sopa) de manteiga sem sal

Caramelo:

3 xícaras (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de água
¼ de xícara (chá) de vinagre

Para untar:
Manteiga sem sal
Acessórios:
Assadeira grande untada com manteiga
Papel celofane

Modo de preparo:

Numa panela, misture o coco com o leite condensado e a manteiga. Leve ao fogo médio, mexendo sempre, por oito minutos ou até a mistura se desprender do fundo da panela.
Retire do fogo e transfira para um prato ou travessa untada com manteiga e deixe esfriar.
Com as mãos untadas com manteiga, modele bolinhas de coco com meia colher (sopa) e reserve.
Caramelo:
Numa panela média, misture o açúcar com a água e o vinagre e leve ao fogo médio, mexendo sempre, até todo o açúcar se dissolver. Pare de mexer e deixe ferver por 15 minutos ou até a calda ficar dourada, quando terá alcançado o ponto de bala dura (ao mergulhar um pouco da calda em um copo com água fria, modele uma bolinha. Estará no ponto se mantiver a forma).
Retire do fogo e mergulhe aos poucos as bolinhas de coco na calda. Você pode usar um palito de dente preso as bolinhas ou até mesmo o garfinho de bombom. Retire e deixe escorrer o excesso de caramelo.
Transfira as balas para a assadeira e deixe até endurecer. Depois de frias, embrulhe-as em papel celofane. Elas duram até dois dias fora da geladeira.
Não coloque na geladeira se não mela.
Ah e não esqueça de untar a assadeira onde vai por as balas pra secar, se não gruda tudo.

Se quiser se inscrever no nosso canal de vídeos é uma maneira de dizer que você aprecia e valoriza nosso conteúdo. Não custa nadinha, só um clique ► http://bit.ly/youtubereceitasdonajulia ♥

Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo."Romanos 10:13"

0 comentários:

"Seja bem vindo(a)! Adoro receber seus comentários, me deixam muito feliz."
Muito obrigada!
Geisa Lopes

Siga! @blogreceitasdonajulia