"Doce de mamão verde"
Esse doce me remete a infância, lembrança boas com a minha vó que sempre fazia, sempre fui doida pra tentar reproduzir esse doce, mas tinha a dificuldade de utilizar cal virgem, sim cal aquele de construção, como comprar um saco de cal pra fazer um doce, não dava. Mas fica tranquilo que descobri um jeitinho de substituir o cal e fica igualzinho, crocante por fora e molinho por dentro, uma delicia. Vem conferir essa receita, super simples.
Ingredientes:
2 mamão verde (médios)
1 e ½ xícaras (chá) de açúcar
2 xícaras (chá) de água
1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio
Cravo e canela em pau a gosto (opcional)
Modo de preparo:
Descasque e corte o mamão ao meio. Descarte as sementes, e corte fatias bem finas, no sentido do comprimento. Repita com a outra metade. Faça isso com os dois mamões
Coloque em um recipiente e cubra com água, acrescente o bicarbonato e deixe de molho por umas 4 horas.
Escorra o mamão e despreze a água. Reserve as tiras.
Na panela, coloque o açúcar e as 2 xícaras (chá) de água. Leve ao fogo alto e deixe ferver por 3 minutos. Coloque as tiras de mamão na calda e deixe cozinhar por mais ou menos 1 hora, vá acompanhando, se perceber que a calda começa a secar, você acrescenta mais água fervente, (eu acrescente mais 3 xícaras (chá) durante o cozimento). Ele vai começar a ficar transparente, espete com o garfo para verificar se esta cozido, molinho. O tempo de cozimento pode variar conforme o seu mamão e a espessura do corte que você der, não corte fatias muito grossas pois vai demorar mais para cozinhar. Desligue o fogo.
Quando o doce esfriar, transfira para vidros de conserva esterilizados ou em pote hermético.(veja abaixo como esterilizar vidros). Deixe o doce descansar por 12 horas antes de servir.
Dica:
Potes de vidro podem ser reutilizados para conservas, ou mesmo geléias, feitas em casa. Mas primeiro eles devem ser muito bem esterilizados. Para isso, leve bastante água para ferver numa panela grande; coloque o vidro e sua tampa na panela e deixe ferver por no mínimo 15 minutos.
Para retirar o vidro e a tampa, utilize uma pinça de cozinha e deixe-os escorrer sobre um pano de prato limpo. Atenção: não coloque o vidro sobre nenhuma superfície muito gelada, como mármore, pois o vidro pode estourar. Só use os potes esterilizados depois que eles esfriarem totalmente.
Se quiser se inscrever no nosso canal de vídeos é uma maneira de dizer que você aprecia e valoriza nosso conteúdo. Não custa nadinha, só um clique ►http://bit.ly/youtubereceitasdonajulia ♥
Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo. João 6:51

0 comentários:
"Seja bem vindo(a)! Adoro receber seus comentários, me deixam muito feliz."
Muito obrigada!
Geisa Araujo