Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Biscoito de fubá com erva doce

O Brasil é um país conhecido por sua rica diversidade cultural, e essa diversidade se estende também à sua culinária. Entre as muitas iguarias que enriquecem a mesa brasileira, os biscoito de fubá com erva-doce se destacam como uma deliciosa e tradicional escolha. Esses biscoitos, muitas vezes feitos com carinho em casa, têm uma história interessante e oferecem um sabor único e reconfortante.

A História por Trás do Biscoito de Fubá com Erva-Doce

Anúncios

Os biscoitos de fubá com erva-doce têm raízes profundas na história da culinária brasileira. O fubá, que é uma farinha de milho, era um alimento fundamental para as comunidades indígenas que habitavam o território brasileiro muito antes da chegada dos europeus. Quando os colonizadores portugueses chegaram, introduziram novos ingredientes e técnicas culinárias, criando assim um casamento entre culturas que influenciou a cozinha brasileira.

A erva-doce, conhecida por suas propriedades digestivas e seu aroma reconfortante, também desempenhou um papel importante na culinária brasileira. Sua presença em biscoitos e outros alimentos era vista como uma forma de dar um toque especial ao paladar, além de proporcionar benefícios à saúde.

O Preparo Tradicional dos Biscoitos de Fubá com Erva-Doce

Anúncios

Embora não estejamos compartilhando uma receita detalhada neste artigo, vale a pena mencionar que o processo de preparo dos biscoitos de fubá com erva-doce é um verdadeiro ritual de amor. Normalmente, esses biscoitos são feitos com ingredientes simples, como fubá, erva-doce, açúcar, manteiga e ovos. No entanto, o segredo está na forma como esses ingredientes são combinados e preparados.

As mãos habilidosas de avós, mães e tias muitas vezes são as responsáveis por dar forma a esses biscoitos. A massa é amassada até atingir a consistência perfeita, e pequenas porções são moldadas em formatos tradicionais, como rodelas ou quadrados. Em seguida, os biscoitos são assados até que fiquem dourados e crocantes por fora, mas macios por dentro.

O Sabor Único e Reconfortante

Anúncios

O que torna os biscoitos de fubá com erva-doce tão especiais é a combinação de texturas e sabores. A crocância da casca contrasta com a maciez interna, criando uma experiência sensorial que agrada a todos os paladares. O sabor suave e doce do fubá é acentuado pela presença da erva-doce, que adiciona uma nota de frescor e complexidade ao perfil de sabor.

Esses biscoitos são uma verdadeira lembrança da infância para muitos brasileiros, evocando sentimentos de conforto e aconchego. Eles são frequentemente apreciados com uma xícara de café fresco ou chá, tornando-se o lanche perfeito para um momento de pausa e relaxamento.

A Versatilidade dos Biscoitos de Fubá com Erva-Doce

Embora os biscoitos de fubá com erva-doce sejam deliciosos por si só, eles também podem ser incorporados em diversas outras receitas. Muitas pessoas os esmigalham e os usam como base para tortas ou sobremesas. Outros preferem mergulhá-los em chocolate derretido ou usar como acompanhamento para sorvetes.

Essa versatilidade torna os biscoitos de fubá com erva-doce um elemento versátil na cozinha, permitindo que eles se adaptem a diferentes preferências e ocasiões.

Conclusão: Uma Tradição Atemporal

Os biscoitos de fubá com erva-doce são mais do que simples biscoitos; são uma lembrança viva da história e da cultura brasileira. Com sua preparação artesanal e sabor único, esses biscoitos continuam a ser amados e apreciados por gerações. Eles representam uma tradição que une passado e presente, trazendo conforto e alegria a todas as casas onde são feitos e apreciados. Portanto, da próxima vez que você saborear um desses biscoitos, lembre-se de que está provando um pedaço da rica herança culinária do Brasil.

Biscoito de fubá com erva doce

Biscoito de fubá com erva doce

Ingredientes:

50 g de fubá
150 g de amido de milho (mais se necessário)
50 g de azeite
1 ovo pequeno (você pode substituir por ovo de linhaça veja como fazer abaixo)
50 g de açúcar refinado
20 g de açúcar mascavo
1 colher (chá) de leite vegetal (usei leite de aveia
¼ colher (chá) de erva doce
½ colher (chá) de fermento em pó.

Modo de preparo:

Pré-aqueça o forno a 180 graus.
Junte todos os ingredientes até formar uma massa que desgrude das mãos- se necessário, adicione mais amido de milho.
Faça bolinhas e coloque em assadeira forrada com papel manteiga .
Deixe espaço entre as bolinhas.
Asse por 15-20 minutos, até que as bordas estejam douradas.
Retire do forno.
Quando estiver frio ele fica mais crocante.
*Ovo de linhaça: Um ovo é equivalente a 1 colher de sopa da farinha de linhaça deixada de molho em 2 colheres de sopa de água por 20 minutos. Então, para dois ovos, deixe 2 colheres de sopa de linhaça de molho em 4 colheres de água por 20 minutos. Essa mistura vira uma espécie de gel, bem consistente. Para fazer a farinha de linhaça basta bater os grãos no liquidificador.

O meu amado é meu, e eu sou dele! “Cânticos 2:16”

Anúncios

Gostou? Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on pinterest

Comente aqui o que achou:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Mais

Posts Relacionados: