Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Polenta cremosa com ragu de carne seca

A gastronomia é uma arte que transcende fronteiras, mesclando tradições e ingredientes de diferentes culturas para criar pratos únicos e deliciosos. Um exemplo perfeito dessa fusão culinária é a combinação de Polenta cremosa com ragu de carne seca, um prato clássico da culinária italiana, com ragu de carne seca, uma iguaria típica do Brasil. Neste artigo, exploraremos essa harmoniosa união de sabores e texturas que resulta em uma refeição que conquista o coração e o paladar de todos que a experimentam.

A Origem da Polenta Cremosa

Anúncios

A polenta é um prato que remonta aos tempos antigos na Itália, sendo consumido há séculos. Originalmente, a polenta era feita com farinha de milho e água, tornando-a uma opção acessível e nutritiva para as famílias italianas. Com o tempo, a receita da polenta evoluiu, e ingredientes como leite, caldo de galinha e queijo foram adicionados para criar a versão mais cremosa e saborosa que conhecemos hoje.

O Ragu de Carne Seca: Um Toque Brasileiro

O ragu de carne seca é uma verdadeira joia da culinária brasileira. A carne seca, também conhecida como carne-de-sol, é uma carne bovina que passa por um processo de salga e secagem. Essa técnica foi desenvolvida no Nordeste do Brasil como uma forma de conservar a carne por longos períodos sem a necessidade de refrigeração. O resultado é uma carne saborosa e com uma textura única, perfeita para o preparo de pratos como o ragu.

A Combinação Perfeita

Anúncios

A combinação da polenta cremosa com o ragu de carne seca é verdadeiramente irresistível. A polenta, com sua textura macia e aveludada, proporciona um contraste perfeito com a carne seca, que é desfiada e cozida lentamente em um molho rico e saboroso. A doçura do milho na polenta complementa maravilhosamente o sabor salgado e defumado da carne seca, criando uma sinfonia de sabores na boca.

Dicas para Preparar o Prato

Escolha ingredientes de qualidade: Opte por uma carne seca de boa qualidade e procure ingredientes frescos e de alta qualidade para a polenta, como o milho.

Anúncios

Cozimento lento: Para um ragu de carne seca perfeitamente desfiada e saborosa, cozinhe-a lentamente em um molho rico, com temperos como alho, cebola, tomate e ervas aromáticas.

Textura da polenta: A consistência da polenta é fundamental. Certifique-se de cozinhar até que ela esteja macia e cremosa. Se necessário, adicione mais líquido (leite ou caldo) para atingir a textura desejada.

Finalização: Sirva a polenta em pratos individuais, coberta com o ragu de carne seca. Você pode finalizar com queijo parmesão ralado, salsa fresca ou até mesmo uma pitada de pimenta para dar um toque extra de sabor.

Conclusão

A polenta cremosa com ragu de carne seca é uma maravilhosa combinação de tradições culinárias italianas e brasileiras. Essa fusão de sabores e texturas cria uma experiência gastronômica única e deliciosa que vale a pena ser explorada. Portanto, não hesite em experimentar esta deliciosa junção de culturas em sua próxima aventura culinária. Bom apetite!

Polenta cremosa com ragu de carne seca

Polenta cremosa com ragu de carne seca

Polenta:
Leve ao fogo 1 litro de água com 1 tablete de caldo do seu sabor preferido (se você quiser pode usar um caldo caseiro). Deixe ferver.
Misture 1 xícara de fubá com 2/3 xícara de água e adicione essa mistura aos poucos (e mexendo sempre) ao caldo que está fervendo.
Depois que engrossar (consistência de mingau grosso) continue mexendo por 10 minutos para tirar o gosto forte de fubá. Se achar que está muito espessa, pode acrescentar um pouco mais de água quente.
Desligue o fogo, Acerte o sal se achar necessário.  Se quiser pode acrescentar queijo parmesão ralado.

 

Ingredientes para o Ragu:
300 g de Carne Seca cozida e desfiada (siga as instruções da embalagem)
1 cebola grande
4 dentes de alho
4 tomates maduros
1/2 xícara (chá) de salsinha picada
1/2 xícara (chá) de cebolinha picada
3 colheres (sopa) de óleo vegetal (milho, canola..)
2 colheres (sopa) de extrato de tomate
sal a gosto
1 xícara (chá) de água
1/2 lata de ervilhas (opcional)

Modo de Preparo

Retire a pele e as sementes dos tomates e corte em cubos.
Aqueça uma panela, acrescente o óleo, o alho, a carne seca já desfiada e dessalgada. Refogue por cerca de 5 minutos até dourar a carne. Junte a cebola e o extrato de tomate e deixe cozinhar por mais 5 minutos. Acrescente o tomate picado a água. Tampe a panela deixe cozinhar alguns minutos para encorpar o molho.
Abaixe o fogo. Junte a salsinha e a cebolinha, ervilhas. Prove e acerte o sal. Deixe mais 1 minuto e desligue. Sirva com a polenta mole.

Beijos que Deus te abençoe!

Anúncios

Gostou? Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on pinterest

Comente aqui o que achou:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Mais

Posts Relacionados: