Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

PANETONE E CHOCOTONE (SEM LEITE E OVOS)

"Panetone e chocotone sem leite e ovos"


“Panetone e chocotone sem leite e ovos”

Anúncios

Ano passado atendendo a pedidos fiz alguns testes de panetones sem leite e ovos e não tive um bom resultado, por isso nem compartilhei com vocês. Esse ano como esta muito corrido não consegui tempo pra testar e desenvolver uma receita própria, então resolvi fazer um teste com uma receita que encontrei no blog PRESUNTO VEGETARIANO, formidável a receita é realmente incrível. O panetone fica super macio. Vem conferir!
Pessoal essa receita é la do blog Presunto vegetariano, é só seguir o passo a passo direitinho que não tem erro. Receita incrível da Paula Lumi, amei, mas recomendo que vá la no blog alem da receita ela da varias dicas, ah e se tiver duvidas quanto ao preparo la tem vídeo super explicadinho 😉
A unica coisa que mudei na receita foi que no lugar da essência de baunilha e raspas de laranja eu coloquei essência de panetone, que também ficou bom. Confere ai! 
Ingredientes: 
Esponja 
¾ de xícara (de chá) de farinha de trigo 
10 g de fermento biológico seco (1 colher de sopa) 
½ xícara (de chá) de água morna (120ml) 
Panetone e Chocotone 
2 e ½ xícaras (de chá) de farinha de trigo 
5 colheres (de sopa) de açúcar cristal 
½ colher (de chá) de sal 
2 colheres (de sopa) de lecitina de soja em emulsão 
½ xícara (de chá) de água morna (120ml) 
2 colheres (de chá) de essência de baunilha 
1 colher (de sopa) de raspas de laranja 
4 colheres (de sopa) de margarina vegetal em temperatura ambiente 
1 colher (de sopa) de margarina vegetal derretida para pincelar nas formas e nos panetones 
2 formas para panetone de 500g 
¾ de xícara (de chá) de frutas cristalizadas e uvas passas misturadas 
¾ de xícara (de chá) de chocolate meio amargo picado 
Modo de Preparo: 
Antes de tudo, prepare a esponja. Coloque a farinha, o fermento e a água morna (não pode estar muito quente) em uma vasilha (não coloque em uma vasilha muito pequena, porque esta massa triplicará de tamanho), misture bem, até ficar uma massa grossa e tampe bem com plástico filme. Deixe descansar por 30 minutos. Enquanto isso, prepare os outros ingredientes (separe as quantidades dos ingredientes a serem usados, pique o chocolate e raspe a laranja.) 
Derreta uma colher de sopa de margarina vegetal no microondas ou no fogão e pincele nas formas. Guarde o que sobrou para pincelar nos panetones. 
Em uma vasilha grande, coloque a farinha de trigo, o açúcar, o sal e misture. Adicione a lecitina de soja em emulsão, a água morna (também não pode estar muito quente), a essência de baunilha, acrescente a esponja e as raspas de laranja. Misture bem e vá adicionando a margarina vegetal aos poucos; sove a massa por 10 minutos. 
Unte as mãos com um fio de óleo e divida a massa em duas partes iguais. Se você for fazer só panetone ou só chocotone, não precisa dividir e use 1 e ½ xícara do ingrediente escolhido, ao invés de ¾ e ¾. 
Coloque as frutas cristalizadas e as uvas passas em uma das metades e o chocolate na outra, misture bem até os ingredientes estarem incorporados à massa. 
Disponha estas massas nas formas de panetone e dê uns soquinhos leves para acomodá-las. Pincele o restante da margarina vegetal nas massas e coloque estas formas em uma assadeira. 
Cubra com 2 panos de pratos grossos e deixe descansar por 2 horas. 
Pré-aqueça o forno a 210ºC por pelo menos 20 minutos. 
Coloque 1 e ½ xícara (de chá) de água quente em uma assadeira pequena. Passada as duas horas, retire os panos de pratos dos panetones e leve para assar juntamente com a assadeira com água quente. Se seu forno tiver duas grades, coloque a assadeira com água embaixo, ou se tiver apenas uma, como a minha, coloque atrás. 
Deixe os panetones assarem por 35~40 minutos ou até ficarem douradinhos. Com cuidado para não se queimar, levante um deles com o auxílio de um pano e bata no fundo do panetone. Se fizer um barulho de oco, estará assado. 
Espere esfriar para cortar ou guardar. Está pronto! 
Conheça nosso canal de videos no youtube ► http://bit.ly/youtubereceitasdonajulia
Porque o perverso é abominável ao Senhor, mas com os sinceros ele tem intimidade.”Provérbios 3:32″

Anúncios

Gostou? Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on pinterest

Comente aqui o que achou:

4 respostas

    1. Oi Camila, esse que fiz usei a lecitina de soja, vi algumas pessoas comentarem que substituirão por emulsificante e deu certo, eu ainda não testei com emulsificante, mas com certeza irei testar, já que a lecitina é bem complicado de encontrar, pelo menos onde eu moro. 😉

  1. Obrigada por compartilhar! Adoro as receitas da Paula Lumi, é bom ver que tem mais gente fazendo com sucesso :DOnde moro também parece não existir lecitina de soja para uso culinário! Vou tentar novamente com o emulsificante (ano passado fiz, mas não salvei a receita e agora estou no perrengue tentando achar uma sem lecitina).#SejaVegano

    1. Ola Eli, realmente as receitas da Paula Lumi são maravilhosas. Amo o trabalho dela. Onde moro encontro a lecitina de soja em lojas de confeitaria, não cheguei a testar com emulsificante, se fizer e der certo, compartilha aqui conosco. bjs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Mais

Posts Relacionados: