Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Sopa de grão de bico com bacalhau

Nesta jornada culinária, mergulhamos nas profundezas do oceano e nos campos férteis da cozinha mediterrânea, descobrindo um tesouro gastronômico inigualável: a Sopa de Grão de Bico com Bacalhau. Essa deliciosa iguaria é uma fusão perfeita de sabores, oferecendo uma experiência inesquecível para os amantes de frutos do mar e paladares apreciadores de refeições saudáveis e reconfortantes. Afinal, poucas combinações são tão encantadoras quanto a riqueza do grão de bico e a sutileza do bacalhau em um caldo deliciosamente aromático.

Uma Herança Mediterrânea:

Anúncios

Com raízes que remontam à cultura mediterrânea, a Sopa de Grão de Bico com Bacalhau traz consigo um sabor ancestral que transcende gerações. O casamento entre o bacalhau, um peixe abundante nas águas frias e cristalinas do Atlântico, e o grão de bico, uma leguminosa conhecida por sua textura cremosa e propriedades nutricionais, confere a essa sopa uma identidade singular. Esse prato emblemático traz à tona o espírito caloroso das cozinhas tradicionais, onde as receitas são transmitidas de avós a netos, mantendo vivas as tradições e o amor pela culinária.

A Riqueza Nutricional:

Além de seu sabor irresistível, a Sopa de Grão de Bico com Bacalhau oferece uma abundância de nutrientes essenciais para o bem-estar. O grão de bico, fonte de proteínas vegetais, fibras e minerais, complementa perfeitamente a presença marcante do bacalhau, rico em ômega-3 e vitaminas. Essa sinergia de ingredientes saudáveis confere à sopa uma reputação nutricional inegável, tornando-a uma escolha inteligente para quem busca uma refeição completa e equilibrada.

Uma Simbiose de Sabores:

Anúncios

Na primeira colherada, somos transportados para um mundo de texturas e sabores em harmonia. A suavidade do bacalhau desfaz-se delicadamente na boca, contrastando com a firmeza do grão de bico, enquanto o caldo rico e aromático envolve nossos sentidos em uma sinfonia de sabores mediterrâneos. Cada ingrediente desempenha seu papel, criando uma experiência gastronômica que é mais do que a soma de suas partes.

Para Celebrar e Compartilhar:

A Sopa de Grão de Bico com Bacalhau é uma celebração da cozinha comunitária, um prato que aquece o coração e une as pessoas em torno da mesa. Seja em uma noite fria de inverno ou em um encontro alegre com amigos, esta sopa é a escolha perfeita para compartilhar momentos inesquecíveis. Com seu aroma cativante e sabor excepcional, ela certamente conquistará os paladares mais exigentes e deixará uma lembrança duradoura em todos os que a provarem.

Anúncios

Conclusão:

Assim, mergulhamos de cabeça na tradição e no sabor ao explorar a Sopa de Grão de Bico com Bacalhau. Originária das águas cristalinas do Mediterrâneo, essa iguaria nos presenteia com uma experiência gastronômica rica em história, nutrição e sabor. Então, reúna os ingredientes, prepare sua panela e embarque nesta jornada de sabores reconfortantes do mar – um verdadeiro deleite para o paladar e para a alma.

Sopa de grão de bico com bacalhau
Sopa de grão de bico com bacalhau

Sopa de grão de bico com bacalhau

Ingredientes:

 

1/2 kl de grão de bico

Azeite, alho, cebola e temperos (sal e pimenta) a gosto.

2 tomates

1 pimentão

5 batatas picadinhas

300 a 400g de bacalhau dessalgado desfiado

 

Modo de preparo:

 

Deixe de molho 1/2 quilo de grão de bico de um dia para o outro. Coloque em uma panela de pressão para cozinhar, com água até cobrir o grão de bico, uns 4 dedos acima. Cozinhe na pressão por uns 15 minutos.
Em outra panela refogue com azeite, alho, cebola, e 300 a 400 g de bacalhau dessalgado e desfiado, você pode substituir por outro peixe de sua preferencia, refogue e acrescente 2 tomate picados sem pele e sem semente, 1 pimentão cortado em rodelas, sal e pimenta a gosto.
Verifica se o grão de bico esta macio, e acrescente o refogado dentro da panela de pressão se for necessário coloque um pouco mais de água, coloque umas 5 batatas picadas e deixe aferventar para que as batatas cozinhem e o grão de bico pegue todo o sabor.

 

E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno. “Daniel 12:2”

Anúncios

Gostou? Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on pinterest

Comente aqui o que achou:

2 respostas

  1. Muito bom. Exatamente como minha avó e minha mãe faziam. Como tem muito tempo que não faço, resolvi dar uma olhada na internet e achei sua receita que é igual à da minha família. Vou fazer na próxima semana. Fique com Deus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Mais

Posts Relacionados: