Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Doce de leite coalhado

O doce de leite coalhado é uma iguaria que encanta paladares ao redor do mundo. Sua textura suave e sabor doce e cremoso tornam-no uma delícia irresistível para os amantes de sobremesas. No entanto, o que torna esse doce ainda mais especial é a sua rica história e conexão com diversas culturas.

Origens do Doce de Leite Coalhado

Anúncios

O doce de leite coalhado é uma sobremesa que tem raízes profundas em muitas culturas. Seu processo de preparação pode variar, mas a ideia básica é a mesma: cozinhar leite e açúcar até que a mistura se transforme em um doce rico e cremoso.

No Brasil, o doce de leite coalhado é frequentemente associado à culinária mineira, onde é preparado de maneira artesanal em muitas casas e fazendas. A tradição de fazer doce de leite remonta aos tempos coloniais, quando os portugueses introduziram a técnica de cozinhar o leite com açúcar.

Anúncios

Em outros países da América Latina, como Argentina e Uruguai, o doce de leite também é uma iguaria muito popular. Lá, é chamado de “dulce de leche” e é utilizado em uma variedade de sobremesas, como alfajores e tortas.

Na Índia, existe uma versão semelhante conhecida como “khoya” ou “mawa”, que é feita cozendo leite até que ele se reduza a um estado espesso e doce. Esse ingrediente é usado em muitas sobremesas indianas, como barfis e gulab jamuns.

Conclusão

Anúncios

O doce de leite coalhado é mais do que apenas uma sobremesa deliciosa; é uma conexão com a história e a tradição de várias culturas ao redor do mundo. Sua versatilidade na culinária torna-o um ingrediente valioso que pode elevar qualquer prato doce. Portanto, da próxima vez que você degustar essa iguaria, lembre-se de que está saboreando não apenas um doce, mas também um pedaço da história e da cultura que o tornam tão especial.

Doce de leite coalhado

Doce de leite coalhado

Ingredientes:

2 litros de leite (integral)
suco de 1 limão
1/2 quilo de açúcar

Modo de preparo:

Leve o leite ao fogo e deixe ferver, quando começar a levantar fervura adicione o suco de limão e deixe no fogo, ele vai começar a talhar e separar o soro, quebre um pouco as partes do leite e talham e adicione o açúcar, mexa levemente e deixe por aproximadamente 1 hora no fogo até começar a apurar o doce, ele vai ganhar uma cor dourada, e fica com caldinho, se quiser menos caldo deixe mais tempo no fogo. Você pode adicionar cravos para dar sabor é opcional.
Fica uma delicia.

Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem. “Hebreus 11:1”

Anúncios

Gostou? Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on pinterest

Comente aqui o que achou:

2 respostas

    1. Ola Quesia, tudo bem? O suco do limão é que faz o leite talhar e formar o doce, não testei com outros sucos, mas acredito que só o de limão faz esse processo, sei que o vinagre também faz mas deve deixar sabor no doce. Espero ter ajudado. Beijos e Obrigada por acompanhar nossas receitas =))

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Mais

Posts Relacionados: