Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Tipos de corte de legumes

Dominar os diferentes tipos de cortes de legumes é essencial para elevar suas criações culinárias a um nível totalmente novo. Além de conferir uma aparência incrível aos pratos, cada técnica de corte tem um impacto único na textura e no sabor dos alimentos.

Anúncios

Ao cortar legumes em cubos uniformes, por exemplo, você obtém uma aparência equilibrada e uma cozedura homogênea, perfeito para salteados, sopas e ensopados. A uniformidade dos cubos permite que os legumes cozinhem de maneira consistente, resultando em uma experiência sensorial mais agradável ao comer.

Ao fatiar as folhas em tiras finas e delicadas, você pode adicionar sabor fresco e uma aparência impressionante a saladas e pratos finalizados.

Anúncios

As fatias redondas são perfeitas para legumes como abobrinha, berinjela e rabanete. Elas podem ser grelhadas, assadas ou usadas como base para montar pratos mais complexos.

Se você busca cubos menores e uniformes são perfeitos para saladas, guarnições e recheios.

Anúncios

Ao experimentar essas técnicas de corte de legumes, você pode descobrir novas maneiras de valorizar ingredientes simples e transformá-los em pratos verdadeiramente excepcionais. Lembre-se de que a prática é fundamental para aperfeiçoar suas habilidades, então divirta-se explorando essas técnicas e criando suas próprias combinações

 

Tipos de cortes de legumes
Tipos de cortes de legumes

 

Tipos de corte de legumes

Aqui estão alguns estilos de corte que você pode explorar e adicionar ao seu repertório culinário:

 

corte de legumes Julienne
Corte de legumes Julienne

 

Julienne (Juliana): este corte envolve fatiar os legumes em tiras finas e longas, tirinhas de 4 a 5 cm de comprimento por 2 a 3 mm de largura. A julienne é ideal para pratos como saladas, stir-fries e legumes salteados. Usada para sopas do mesmo nome, com cebola, cenoura, nabo, repolho, aipo e batata. Ela adiciona uma textura crocante e um toque de elegância ao prato.

 

corte de legumes Brunoise
Corte de legumes Brunoise

 

Brunoise:  A técnica de corte brunoise envolve transformar os legumes em pequenos cubos, geralmente de cerca de 3 mm. Esse corte delicado é usado para adicionar um toque refinado a molhos, sopas e pratos que requerem uma apresentação mais sofisticada. Para guarnição ou sopa de hortaliças. Você faz o corte através do corte Julienne.

 

corte de legumes Palito
Corte de legumes Palito

 

Palito: Bastõezinhos, corte comum muito utilizado para fazer batatas fritas.

 

corte de legumes Jardineira
Corte de legumes Jardineira

 

Jardineira: corte em cubo de 1 cm, usado para guarnições simples e mistas de vegetais compactos. Este corte é feito através do corte palito.

 

corte de legumes batonero ou baton
Corte de legumes batonero ou baton

 

Batonero ou Bâton (bastão): usado para batatas que se cortam em bastõezinhos de 5 a 6 cm de comprimento e 1 ½ a 2 cm de largura.

 

corte de legumes Macedoine
Corte de legumes Macedoine

 

Macedoine: Este é um cubo cortado, com 5 mm, que é maior do que o corte brunoise. Os vegetais usados são cenoura, cebola, nabo e aipo. Este corte é feito através do corte Batonero.

 

corte de legumes rondele ou vichy
Corte de legumes rondele ou vichy

 

Rondelle ou Vichy: Corte arredondado, geralmente feito em cenouras. ou Chip (se for batata): usado para batatas grandes, cortadas em lâminas muito finas para frituras, servidas como aperitivos. Este corte também é usado em
preparações mistas.

 

corte de legumes Fermiere
Corte de legumes Fermiere

 

Fermiere: Você corta em 4 o rondele. Para fazer corte como estes, com tanta delicadeza e precisão é fundamental que se tenha facas de boa qualidade, que nos permita trabalhar de forma segura.

 

Experimente esses cortes de legumes em suas preparações e observe como eles podem transformar seus pratos em verdadeiras obras de arte gastronômica. Lembre-se de que a prática leva à perfeição, então divirta-se explorando as diversas técnicas e criando suas próprias combinações deliciosas!

 

Aqui vou indicar para você um Jogo de Facas da Tramontina perfeito para fazer esses tipos de corte. CLIQUE AQUI.

 

O Senhor já ouviu a minha súplica; o Senhor aceitará a minha oração. “Salmos 6:9”

Anúncios

Gostou? Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on pinterest

Comente aqui o que achou:

2 respostas

  1. É muito bom saber que tem pessoas que se preocupa em compartilhar seus conhecimentos com outras pessoas. Eu estou feliz por isso, pois estou fazendo o curso técnico em cozinha no Senac de São Bernardo do Campo e no nosso próximo módulo vamos iniciar cozinhas internacional e brasileira e esses cortes vão ser muito usados. Obrigada a vocês pela iniciativa gostei muito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Mais

Posts Relacionados: