Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Pavê de morango

Quando se trata de sobremesas clássicas que conquistam corações e paladares, o pavê de morango certamente se destaca como uma opção irresistível. Com camadas delicadas e sabores harmoniosos, esse doce é uma verdadeira ode à doçura e à simplicidade. Neste artigo, vamos mergulhar no universo encantador do pavê de morango, explorando sua história, sua composição tentadora e o motivo pelo qual ele se mantém como uma estrela brilhante no mundo das sobremesas.

Origens e Evolução

Anúncios

O pavê, cujo nome é derivado da palavra francesa “pavé” que significa paralelepípedo, é uma sobremesa clássica que tem suas raízes na confeitaria europeia. Originalmente, o pavê era composto por camadas de biscoitos ou bolo intercaladas com creme ou calda, e posteriormente era refrigerado para adquirir uma textura firme e cremosa.

No entanto, a versão com morangos é uma variação moderna dessa receita tradicional. Os morangos, com sua cor vibrante e sabor agridoce, adicionam uma dimensão fresca e frutada ao pavê. A combinação da doçura do creme com o toque ácido dos morangos resulta em uma experiência sensorial única, que encanta os amantes de sobremesas ao redor do mundo.

Um Festival de Camadas

Anúncios

Uma das características mais distintas do pavê de morango é a sua construção em camadas. Cada camada é cuidadosamente elaborada para criar uma sinfonia de texturas e sabores. Geralmente, o pavê é montado em um recipiente retangular, permitindo a alternância entre camadas de biscoitos ou bolos e cremes deliciosos. Os morangos frescos são intercalados entre as camadas, adicionando um contraste de cor e umidade ao conjunto.

A textura cremosa do creme, muitas vezes feito com ingredientes como leite condensado, creme de leite e gemas de ovo, contrasta com a maciez dos biscoitos ou bolos. Isso cria uma experiência de mordida intrigante, onde o paladar é saudado com diferentes sensações a cada camada.

A Arte da Decoração

Anúncios

A apresentação visual do pavê de morango é muitas vezes tão impressionante quanto o seu sabor. Morangos frescos em fatias são frequentemente utilizados para decorar o topo do pavê, conferindo-lhe um toque de elegância e vivacidade. Algumas variações também incorporam raspas de chocolate, folhas de hortelã ou até mesmo pequenos pedaços de morango em sua decoração, elevando ainda mais a experiência estética da sobremesa.

Celebrando Momentos Especiais

O pavê de morango não é apenas uma sobremesa, mas também uma lembrança de momentos especiais e celebrações. É frequentemente servido em festas de aniversário, reuniões familiares e comemorações festivas. A doçura do morango, associada à nostalgia das festas, cria uma conexão emocional com aqueles que a degustam.

Conclusão

O pavê de morango é uma obra-prima da confeitaria que cativa os sentidos e aquece os corações. Sua rica história, camadas perfeitamente construídas e combinação equilibrada de sabores o tornam uma opção irresistível para os amantes de sobremesas de todas as idades. À medida que celebramos não apenas a delícia dessa sobremesa, mas também os momentos especiais que ela acompanha, o pavê de morango continua a ser uma estrela cintilante no firmamento das iguarias doces.

 

Pavê de morango

Pavê de morango

Ingredientes:

 

1ª camada:

1 lata de leite condensado

1 lata  de leite (a mesma medida do leite condensado)

2 gemas

1 colher (sopa) de amido de milho

 

2ª camada:

2 caixas de morangos

 

3ª camada:

1 lata pequena de chocolate em pó

1 colher (sopa) de manteiga

½ colher (sopa) de amido de milho

4 colheres (sopa) de açúcar refinado

300 ml de leite

 

4ª camada:

2 claras

2 colheres (sopa) de açúcar refinado

1 lata de creme de leite sem soro

 

Modo de preparo:

 

1ª camada: bata no liquidificador o leite condensado, o leite, as gemas e o amido. Depois, despeje essa mistura numa panela e leve ao fogo médio. Mexa até obter um creme, vire numa travessa e deixe esfriar.

2ª camada: corte os morangos em cubos. Quando a 1ª camada já estiver fria, despeje os morangos por cima.

3ª camada: bata no liquidificador o chocolate, a manteiga, o amido, o açúcar e o leite. Vire numa panela e leve ao fogo. Mexa até obter um creme. Deixe esfriar e, na sequência, despeje no refratário, por cima do morango.

4ª camada: bata as claras em neve e, sem parar de bater, junte o açúcar. Despeje o creme de leite sem soro, senão a mistura ficará rala. Mexa delicadamente e vire por cima do chocolate. Decore com morangos. Antes de servir, leve à geladeira por no mínimo 3 horas.

 

Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos; porque as iniquidades deles levará sobre si. “Isaías53:11”

Anúncios

Gostou? Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on pinterest

Comente aqui o que achou:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Mais

Posts Relacionados: