Navigation Menu

CURSO DE PIPOCAS GOURMET ONLINE

TIPOS DE CORTE DE LEGUMES

"Tipo de corte de Legumes"

"Tipo de corte de Legumes"

Os legumes podem ser cortadas em formatos diferentes, para atender às exigências estéticas de certas receitas. Então resolvi mostrar alguns destes cortes, os mais utilizados. É muito simples.

Veja alguns tipos de cortes:

Julienne (Juliana): tirinhas de 4 a 5 cm de comprimento por 2 a 3 mm de largura. Usada para sopas do mesmo nome com cebola, cenoura, nabo, repolho, aipo e batata. Pode ser utilizado também para decorar saladas. 

Brunoise: cubos de 2 a 3 mm quadrados. Para guarnição ou sopa de hortaliças. Você faz o corte através do corte Julienne. 

Palito: Bastõezinhos, corte comum muito utilizado para fazer batatas fritas. 

Jardineira: corte em cubo de 1 cm, usado para guarnições simples e mistas de vegetais compactos. Este corte é feito através do corte palito. 


Batonero ou Bâton (bastão): usado para batatas que se cortam em bastõezinhos de 5 a 6 cm de comprimento e 1 ½ a 2 cm de largura. 

Macedoine: Este é um cubo cortado, com 5 mm, que é maior do que o corte brunoise. Os vegetais usados são cenoura, cebola, nabo e aipo. Este corte é feito através do corte Batonero. 

Rondele ou Vichy: Corte arredondado, geralmente feito em cenouras. ou Chip (se for batata): usado para batatas grandes, cortadas em lâminas muito finas para frituras, servidas como aperitivos. Este corte também é usado em preparações mistas. 

Fermiere: Você corta em 4 o rondele. 

Para fazer corte como estes, com tanta delicadeza e precisão é fundamental que se tenha facas de boa qualidade, que nos permita trabalhar de forma segura. 

Conheça nosso canal de videos no youtube ► http://bit.ly/youtubereceitasdonajulia

O Senhor já ouviu a minha súplica; o Senhor aceitará a minha oração. "Salmos 6:9"

Um comentário:

  1. É muito bom saber que tem pessoas que se preocupa em compartilhar seus conhecimentos com outras pessoas. Eu estou feliz por isso, pois estou fazendo o curso técnico em cozinha no Senac de São Bernardo do Campo e no nosso próximo módulo vamos iniciar cozinhas internacional e brasileira e esses cortes vão ser muito usados. Obrigada a vocês pela iniciativa gostei muito.

    ResponderExcluir

Siga! @blogreceitasdonajulia