Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Arroz de carreteiro com carne seca

Em uma terra rica em cultura e diversidade culinária como o Brasil, poucos pratos representam tão bem a essência da tradição gaúcha quanto o Arroz de Carreteiro com Carne Seca. Essa receita histórica, nascida nas longas jornadas dos carreteiros que cruzavam os pampas do Sul do país, é um verdadeiro hino à simplicidade e ao sabor marcante dos ingredientes locais. Hoje, convidamos você a embarcar em uma viagem pelo paladar e conhecer um pouco mais sobre essa delícia gastronômica.

Origens e história:

Anúncios

O Arroz de Carreteiro com Carne Seca tem suas raízes fincadas no período colonial brasileiro. Com a expansão das fazendas de gado na região sul, os carreteiros, responsáveis pelo transporte de mercadorias e animais, precisavam de uma alimentação prática, saborosa e que sustentasse suas longas jornadas. Assim, utilizando ingredientes simples e disponíveis, surgiu o prato que se tornaria um ícone da culinária gaúcha.

Ingredientes e preparo:

O segredo para o sabor único do Arroz de Carreteiro com Carne Seca está na combinação perfeita de ingredientes. A carne seca, de sabor intenso e textura única, é o protagonista desse prato. Ela é refogada com cebola, alho e temperos aromáticos, adicionando um aroma irresistível à preparação. Em seguida, o arroz é adicionado, cozinhando junto com a carne e absorvendo todos os sabores.

Anúncios

Diferente de um simples arroz com carne, o Arroz de Carreteiro com Carne Seca é um prato que leva tempo e paciência para ser preparado. É necessário o cuidado de cozinhar lentamente, permitindo que os sabores se desenvolvam e se harmonizem de maneira única. O resultado final é uma explosão de sabores autênticos e reconfortantes.

Sabor tradicional e versatilidade:

O Arroz de Carreteiro com Carne Seca é uma daquelas receitas que fazem parte do imaginário gastronômico brasileiro. Cada mordida nos transporta para as estâncias do Rio Grande do Sul, onde a tradição e a hospitalidade campeiam. É um prato que reúne famílias, amigos e celebrações em torno da mesa.

Anúncios

Além disso, a versatilidade do Arroz de Carreteiro com Carne Seca permite que ele seja adaptado e reinventado de acordo com o gosto e a criatividade de cada um. Você pode adicionar legumes frescos, como cenoura e pimentão, para dar um toque extra de cor e sabor. Ou ainda, acrescentar especiarias e ervas aromáticas para uma experiência ainda mais personalizada.

O Arroz de Carreteiro com Carne Seca é muito mais do que apenas uma refeição, é um símbolo da cultura e da culinária brasileira. Seja em uma reunião familiar, em um almoço de domingo ou em uma festa típica, esse prato tem o poder de unir as pessoas em torno do prazer de uma boa comida e de sabores que contam histórias. Desfrute dessa iguaria e permita-se viajar pelos sabores e tradições de uma das regiões mais encantadoras do Brasil.

Arroz de carreteiro com carne seca
Arroz de carreteiro com carne seca

Arroz de carreteiro com carne seca

Ingredientes:

2 xícaras (chá) de arroz
4 xícaras (chá) de água
100 g de carne-seca dessalgada e desfiada (siga as instruções da embalagem para dessalgar)
250 g de linguiça calabresa aperitivo
70 g de bacon defumado em cubinhos
2 colheres (sopa) de óleo
½ cebola
2 dentes de alho
2 folhas de louro
½ xícara (chá) de salsinha
Pimenta-do-reino moída na hora (a gosto)

Modo de preparo:

Leve ao fogo um pouco mais de quatro xícaras (chá) de água e deixe ferver em fogo baixo. Corte a cebola picadinha. Pique fino os dentes de alho. Corte a linguiça em três pedaços na diagonal ou em cubos.
Numa panela grande, aqueça o óleo em fogo médio. Doure o bacon cortado em cubos e a linguiça calabresa por cinco minutos, mexendo de vez em quando.
Junte a cebola e refogue por dois minutos, mexendo sempre, até ficar transparente. Acrescente o alho e misture por apenas mais um minuto.
Junte a carne seca o arroz e as folhas de louro. Mexa bem, por cerca de um minuto. Antes de começar a grudar no fundo da panela, meça quatro xícaras (chá) de água fervente e regue o arroz. Misture bem, raspando o fundo com a colher de pau e tampe parcialmente a panela.
Deixe cozinhar até que o arroz absorva toda a água, por cerca de 20 minutos – para verificar se a água secou, fure o arroz com um garfo para ver fundo da panela; se ainda estiver molhado deixe cozinhar mais um pouco.
Desligue o fogo e mantenha a panela tampada por cinco minutos para que o arroz termine de cozinhar no próprio vapor. Enquanto isso, lave, seque e pique fino a salsinha.
Sirva a seguir com salsinha picada e pimenta-do-reino moída na hora a gosto. Fica ótimo com gotas de limão.

 

 

Abri-me as portas da justiça; entrarei por elas, e louvarei ao Senhor. “Salmos 118:19”

Anúncios

Gostou? Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on pinterest

Comente aqui o que achou:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Mais

Posts Relacionados: