Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Pão de ló

Quando se trata de bolos, poucas coisas conseguem superar a leveza, a suavidade e a simplicidade do clássico pão de ló. Essa iguaria encanta paladares ao redor do mundo há séculos, conquistando uma legião de fãs com sua textura esponjosa e sabor delicado. Neste artigo, vamos explorar a fascinante história e os encantos desse bolo tão adorado, além de compartilhar algumas dicas e curiosidades sobre o pão de ló.

A História:

Anúncios

 

O pão de ló tem origens antigas, remontando à Grécia Antiga, onde era conhecido como “pan aletrium”. A receita básica do bolo consistia apenas em ovos e farinha, resultando em uma massa leve e macia. Ao longo dos séculos, o pão de ló se espalhou pela Europa e ganhou diferentes variações regionais. Na França, por exemplo, é chamado de “génoise”, enquanto na Itália é conhecido como “pan di Spagna”.

A Arte do Pão de Ló:

Anúncios

 

Embora pareça simples à primeira vista, a arte de fazer um pão de ló perfeito requer técnica e atenção aos detalhes. A leveza da massa é obtida através do uso generoso de ovos e uma cuidadosa incorporação de ar durante o processo de mistura. A escolha dos ingredientes também desempenha um papel fundamental, com farinha de trigo de alta qualidade sendo um dos segredos para obter uma textura excepcionalmente macia.

Versatilidade e Variações:

Anúncios

 

Uma das grandes vantagens do pão de ló é sua versatilidade na culinária. Além de ser servido sozinho, ele é frequentemente usado como base para outros tipos de bolos, como rocamboles, tortas e bases para sobremesas como o clássico bolo de aniversário. A simplicidade da receita também permite uma ampla gama de variações, desde a adição de sabores como chocolate e café até o uso de xaropes e recheios para um toque extra de sabor.

Curiosidades:

 

Você sabia que o pão de ló desempenhou um papel importante na história da gastronomia? Foi a partir dessa receita que a famosa sobremesa italiana tiramisu foi criada, combinando camadas de pão de ló com café, queijo mascarpone e cacau. Além disso, o pão de ló é um dos segredos por trás do sucesso das temidas “sogras” na culinária: seu preparo pode ser um verdadeiro teste para os cozinheiros mais inexperientes!

 

O pão de ló é uma verdadeira obra-prima da confeitaria, combinando simplicidade, leveza e sabor em uma única fatia. Sua história rica e sua versatilidade na cozinha o tornam uma escolha clássica e confiável para qualquer ocasião. Seja como base para uma criação elaborada ou desfrutado em sua forma mais pura, o pão de ló é sempre um deleite para os amantes de bolos. Portanto, da próxima vez que você quiser adoçar sua vida, não deixe de experimentar essa maravilha culinária.

 

Pão de ló
Pão de ló

Pão de ló

Ingredientes:

2 ovos
200 g de açúcar
70 ml de óleo
105 ml de leite morno
216 g de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de preparo:

 

Na batedeira bata os ovos e o açúcar até formar um creme claro e fofo, acrescente o óleo e bata novamente, em quanto bate acrescente o leite e a farinha aos poucos, por ultimo o fermento em pó. Despeje a massa em uma forma forrada com papel manteiga e leve ao forno pré aquecido a 180º por cerca de 30 a 40 minutos ou até dourar.
Rende uma forma de 17×10 de altura ou uma forma de 20×05 de altura.

Quer ver o preparo em vídeo no Youtube? CLIQUE AQUI.

 

E servireis ao Senhor vosso Deus, e ele abençoará o vosso pão e a vossa água; e eu tirarei do meio de vós as enfermidades. “Êxodo 23:25”

Anúncios

Gostou? Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on pinterest

Comente aqui o que achou:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Mais

Posts Relacionados: