Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Doce de mamão verde

Neste artigo, vamos explorar um tesouro culinário pouco conhecido, o doce de mamão verde. Embora a maioria das pessoas esteja familiarizada com o mamão maduro e suculento, poucos sabem sobre a transformação mágica que ocorre quando o mamão está no início de sua maturação. Prepare-se para embarcar em uma jornada de sabores, texturas e tradições que envolvem essa iguaria irresistível.

A riqueza da tradição:

Anúncios

O doce de mamão verde é um tesouro culinário que tem suas raízes nas tradições e culturas locais. Há séculos, essa receita tem sido passada de geração em geração, preservando os segredos e sabores únicos que encantam paladares ao redor do mundo. É um exemplo perfeito de como a culinária pode unir tradição, história e gastronomia em uma única iguaria.

Uma explosão de sabores:

Ao provar o doce de mamão verde, você será cativado por uma explosão de sabores que mistura o doce e o cítrico. A doçura natural do mamão se mistura harmoniosamente com a acidez delicada, criando uma combinação irresistível. Cada mordida é uma experiência sensorial, onde o paladar é transportado para um mundo de sabores exóticos e autênticos.

Textura tentadora:

Anúncios

Além dos sabores inigualáveis, a textura do doce de mamão verde é um dos seus pontos fortes. O mamão, mesmo verde, é cuidadosamente preparado para alcançar uma consistência macia e ligeiramente fibrosa, que derrete na boca a cada pedaço. É uma sensação agradável que adiciona um toque especial à experiência de degustar essa iguaria.

Versatilidade culinária:

O doce de mamão verde é extremamente versátil na cozinha. Pode ser apreciado sozinho, como uma sobremesa deliciosa e refrescante, ou utilizado como ingrediente em outras receitas. É comum encontrá-lo acompanhando queijos, sorvetes, bolos ou até mesmo como recheio em tortas e panquecas. Sua versatilidade oferece uma infinidade de possibilidades para explorar e criar combinações únicas.

Anúncios

O doce de mamão verde é uma verdadeira joia gastronômica que merece ser celebrada e apreciada. Sua história rica, sabores marcantes e textura tentadora fazem dele uma experiência sensorial inesquecível. Convide seus amigos e familiares para embarcar nessa aventura culinária e descobrir o prazer de saborear essa iguaria única. Permita-se mergulhar na tradição e no sabor do doce de mamão verde, e surpreenda-se com essa delícia que conquistará seu coração.

Doce de mamão verde
Doce de mamão verde

Doce de mamão verde

Ingredientes:

 

2 mamão verde (médios)
1 e ½ xícaras (chá) de açúcar
2 xícaras (chá) de água
1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio
Cravo e canela em pau a gosto (opcional)

Modo de preparo:

Descasque e corte o mamão ao meio. Descarte as sementes, e corte fatias bem finas, no sentido do comprimento. Repita com a outra metade. Faça isso com os dois mamões
Coloque em um recipiente e cubra com água, acrescente o bicarbonato e deixe de molho por umas 4 horas.
Escorra o mamão e despreze a água. Reserve as tiras.
Na panela, coloque o açúcar e as 2 xícaras (chá) de água. Leve ao fogo alto e deixe ferver por 3 minutos. Coloque as tiras de mamão na calda e deixe cozinhar por mais ou menos 1 hora, vá acompanhando, se perceber que a calda começa a secar, você acrescenta mais água fervente, (eu acrescente mais 3 xícaras (chá) durante o cozimento). Ele vai começar a ficar transparente, espete com o garfo para verificar se esta cozido, molinho. O tempo de cozimento pode variar conforme o seu mamão e a espessura do corte que você der, não corte fatias muito grossas pois vai demorar mais para cozinhar. Desligue o fogo.
Quando o doce esfriar, transfira para vidros de conserva esterilizados ou em pote hermético.(veja abaixo como esterilizar vidros). Deixe o doce descansar por 12 horas antes de servir.
Dica:
Potes de vidro podem ser reutilizados para conservas, ou mesmo geleias, feitas em casa. Mas primeiro eles devem ser muito bem esterilizados. Para isso, leve bastante água para ferver numa panela grande; coloque o vidro e sua tampa na panela e deixe ferver por no mínimo 15 minutos.
Para retirar o vidro e a tampa, utilize uma pinça de cozinha e deixe-os escorrer sobre um pano de prato limpo. Atenção: não coloque o vidro sobre nenhuma superfície muito gelada, como mármore, pois o vidro pode estourar. Só use os potes esterilizados depois que eles esfriarem totalmente.

 

Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo. “João 6:51”

Anúncios

Gostou? Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on pinterest

Comente aqui o que achou:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Mais

Posts Relacionados: