Navigation Menu

PÃO CASEIRO

"Pão Caseiro"

"Pão Caseiro"

Postei uma foto desse pão no insta e varias pessoas me pediram a receita. Atendendo aos pedidos, estou compartilhando aqui a receita do pão caseiro do maridão. Achei melhor postar aqui porque seria mais fácil explicar todos os detalhes, não consigo escrever tanto no celular rsss. Gente esse pão fica uma delicia. Espero que gostem ;)


Ingredientes:

3 colheres (sopa) de açúcar
½ colher (sopa) de sal
⅓ xícara (chá) de óleo
1 ovo inteiro
½ colher (sopa) de fermento biológico ou (½ tablete)( ou 1 sache de fermento biológico seco
500 ml de água Morna (quase fria)
Mais ou menos 1 Kg e 250 gramas de farinha de trigo

Modo de preparo:

Em uma vasilha misture a água, ovo e o óleo. Acrescente o açúcar, o sal, o fermento e vá adicionando farinha. Mexa com uma colher e quando a massa ficar mais pesada comece a misturar com as mãos vá jogando farinha aos poucos. Vá trabalhando a massa até desgrudar das mãos. Talvez não use toda a farinha, em tão vá acrescentando aos poucos.
Sove por uns 10 minutos, essa é a parte mais importante, sovando você vai ativar o glúten da massa e isso vai fazer com que seu pão fique mais fofinha. Coloque a massa em uma superfície polvilhada com um pouco de farinha, então estique a massa com as palma da mão e depois puxe novamente em sua direção.
Coloque novamente na vasilha e cubra com um pano de prato. Deixe a massa descansar até dobrar de volume. O tempo pode variar de 30min a 1h e 30min dependendo do clima na região em que você mora, da qualidade do fermento.
Você pode modelar os pães no formato que desejar. Eu abro um retângulo de massa estreito e comprido e enrolo como um rocambole. Polvilhe um pouco de farinha na superfície da assadeira e coloque os pães. Eu coloquei cada pão em uma assadeira individual, de pão de forma, mas pode usar uma forma única e colocar um ao lado do outro, deixando um espaço entre eles. Cubra novamente com um pano de prato e deixe crescer. Aqui eu deixo em média mais 2 a 3 horas, até eles dobrarem de tamanho.
Ligue o forno em 180º e asse os pães até ver que eles fiquem bem dourados. O tempo de forno pode variar de um forno pra outro. Vai de 30min a 1h e 30min. Depende também do tamanho dos pães, quanto maiores, mais tempo no forno.
Essa receita rendeu 3 pães no tamanho do pão da foto.

Dica: Se tiver um cilindro, pode cilindrar a massa antes de modelar, Cilindre bastante até a massa ficar bem lisinha, depois modele, o fato de cilindrar esse pão também da uma super diferença na macies. 



Se quiser se inscrever no nosso canal de vídeos é uma maneira de dizer que você aprecia e valoriza nosso conteúdo. Não custa nadinha, só um clique ► http://bit.ly/youtubereceitasdonajulia ♥

Louvai ao SENHOR, e invocai o seu nome; fazei conhecidas as suas obras entre os povos. "Salmos 105:1"

0 comentários:

Siga! @blogreceitasdonajulia