Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Festa junina como organizar!

Quando o mês de junho se aproxima, a atmosfera festiva toma conta do Brasil com a chegada das tradicionais Festas Juninas. Com suas danças animadas, decorações coloridas e delícias típicas, essa celebração é uma oportunidade perfeita para reunir amigos e familiares e se divertir ao som das quadrilhas e forrós. Neste guia completo, vamos compartilhar algumas dicas valiosas sobre como organizar uma Festa Junina inesquecível, garantindo que todos os participantes mergulhem na cultura e tradição dessa festividade tão amada!

1. Escolhendo o Local

Anúncios

O primeiro passo para uma Festa Junina de sucesso é escolher o local adequado para o evento. Dependendo do número de convidados, você pode optar por realizar a festa no quintal de sua casa, em um salão alugado ou em espaços públicos disponíveis na sua região. Lembre-se de verificar questões como acessibilidade, estacionamento e permissões necessárias caso a festa seja realizada em local público.

2. Decoração Junina Encantadora

A decoração é essencial para criar a atmosfera festiva típica das Festas Juninas. Invista em bandeirolas coloridas, balões, chapéus de palha, espantalhos, fogueira cenográfica e outros elementos tradicionais. Explore ao máximo as cores típicas dessa época, como o vermelho, amarelo e azul, para criar um ambiente alegre e acolhedor.

3. Vestimentas Típicas

Anúncios

Incentive seus convidados a entrarem no clima da festa vestindo trajes típicos de Festa Junina. Chapéus de palha, vestidos caipiras, camisas xadrez e lenços são algumas das opções que ajudarão a dar um toque especial à celebração. Prepare alguns adereços para distribuir entre os convidados, caso alguém não esteja com traje a caráter.

4. Quadrilha e Outras Danças Típicas

A quadrilha é o ponto alto de uma Festa Junina. Organize um ensaio prévio e convide um animador para guiar os passos da dança, assim todos os convidados poderão participar e se divertir. Além da quadrilha, não se esqueça de incluir outras danças típicas, como o forró, xaxado e baião, para que todos possam se soltar e dançar ao som de músicas regionais.

5. Brincadeiras e Jogos

Anúncios

As brincadeiras são fundamentais para animar a festa. Prepare barracas com jogos tradicionais, como pescaria, argolas, correio elegante, boca do palhaço e outros. Certifique-se de oferecer prêmios simples, mas divertidos, para os vencedores de cada atividade.

Festa junina como organizar!
Festa junina como organizar!

6. Comidas Típicas Deliciosas

Uma Festa Junina não estaria completa sem suas iguarias típicas! Prepare uma variedade de comidas deliciosas, como canjica, pipoca, amendoim, paçoca, pé-de-moleque, cuscuz, entre outras. Além disso, não se esqueça de servir quentão e outras bebidas típicas para manter todos aquecidos e animados durante a festa.

Dicas de comidinhas típicas:

Doces:
Canjica (Canjica ou Mungunzá / Canjica de leite de coco)
Pé de moleque
Paçoca (Paçoca Caseira)
Maria mole
Arroz doce
Doce de batata doce
Pipoca doce
Pamonha
Quindim
Curau
Cocada
Bolo de fubá ou Bolo de fubá Cremoso
Bolo de milho
Maça do amor
Sagu com vinho
Brigadeiro de paçoca
Amendoim Pralinê

Salgados:
Pipoca salgada
Pinhão
Milho verde
Cuscuz
Caldo verde
Espetinhos de churrasco

Bebidas:
Quentão
Vinho quente
Chá de amendoim
Suco de milho

 

7. Fogueira e Espetáculo Pirotécnico

Se a sua festa for realizada em local seguro e permitido, a tradicional fogueira pode ser o ponto alto da celebração. Ela simboliza a união e a esperança e cria um ambiente mágico e acolhedor. Caso opte por fogos de artifício, tome todas as precauções necessárias e siga as normas de segurança.

Conclusão

Com essas dicas, você está pronto para organizar uma Festa Junina inesquecível! Lembre-se de preservar a tradição, valorizando a cultura brasileira e proporcionando momentos de diversão e alegria para todos os seus convidados. Com a decoração, danças típicas, comidas deliciosas e brincadeiras, sua festa será um verdadeiro sucesso e ficará marcada na memória de todos por muito tempo. Viva São João!

 

Fé não faz as coisas serem fáceis mas as tornam totalmente possíveis, creia. “Romanos 5:8”

Anúncios

Gostou? Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on pinterest

Comente aqui o que achou:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Mais

Posts Relacionados: