Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

17 DE AGOSTO – DIA DO PÃO DE QUEIJO

 

Hummm… Tem cheirinho de pão de queijo no ar!!! Quem resiste a um delicioso pão de queijo quentinho?
Anúncios

 

E hoje dia 17 de agosto comemora-se oficialmente o DIA DO PÃO DE QUEIJO, uma paixão nacional e até mesmo internacional. 
E, para comemorar o dia dessa iguaria mineira a Forno de Minas vai realizar uma ação nas ruas em Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba. Quem sair de casa no período da manhã – entre 7 e 11h00, poderá encontrar um casal, devidamente caracterizado com doma, mestre cuca e avental, distribuindo um saquinho com pão de queijo. A distribuição ocorrerá nos principais pontos da zona sul dessas capitais e ter por objetivo distribuir pães de queijo em troca de sorrisos, com o mote: “Todo dia vale lembrar, um pão de queijo faz sorrir”.

 

“Apesar de já contarmos com vários produtos em nosso portfólio, o pão de queijo continua sendo o carro-chefe. E nada melhor que comemorar o dia dele degustando a marca que é a preferida e líder de mercado no Brasil”, afirma o presidente da Forno de Minas, Helder Mendonça.
Anúncios

 

A ação ainda vai se estender às instituições de caridade. Em cada cidade onde ela ocorrerá, uma instituição será beneficiada com a doação de pão de queijo e de um café da tarde, preparado com receitas variadas dessa iguaria, como fornoiche, canapés, sanduichinho e petisco. “Esperamos distribuir muitos pães de queijos e sorrisos, e, principalmente, lembrar as pessoas que todo dia é dia de pão de queijo Forno de Minas”, finaliza o presidente.
A data também será repercutida nas mídias sociais da Forno de Minas, como facebook (https://www.facebook.com/fornodeminas) e Instagram (@fornodeminas_oficial).
Iguaria tipicamente mineira ganha adeptos no mundo inteiro
Indicado para todas as ocasiões de consumo, como café da manhã, lanche, coquetéis e, claro, na hora de receber os amigos, o pão de queijo ultrapassou as montanhas de Minas, conquistou os brasileiros e já ganha adeptos em vários países do mundo. E não poderia ser diferente. Quem resiste ao cheiro de pão de queijo, saindo do forno, com um café quentinho? E não precisa ser só com o café não. O produto é uma ótima combinação com sucos, chás, refrigerantes e, por que não, até com um bom vinho ou uma cervejinha!? Sem contar as diversas opções de recheios doces e salgados, como geleia, requeijão, lombo assado, frios etc.
Ninguém sabe ao certo quando o pão de queijo surgiu. Especula-se que a receita tenha sido criada por volta do século do XVIII, em Minas Gerais, mas só se tornou popular na década de 1950. Outros dizem que o produto existia desde a época da escravidão. Independentemente de sua origem, o que ninguém discorda é que a mistura de queijo, polvilho, leite, ovos, sal e manteiga, criada nas fazendas mineiras, quando todos se reuniam para fazer quitutes, se tornou um hábito de consumo irresistível. “Era muito comum reunir toda a família na fazenda para preparar o pão de queijo. Os ingredientes eram bem selecionados, tínhamos todo um cuidado no modo de preparar e atenção especial no assamento, que, naquela época, era realizado no forno a lenha. Foi esse aprendizado que levei para a Forno de Minas”, lembra Dalva Mendonça, criadora da receita de pão do queijo preferida dos brasileiros.
Mas, como manter-se líder em um mercado tão competitivo? Dona Dalva, como é carinhosamente conhecida por todos, dá o segredo. “Receitas de pão queijo existem inúmeras. Dependendo da região que você está em Minas, a matéria prima utilizada pode variar. Mas, na minha opinião, o grande segredo é você ter uma receita que realize o desejo de seu consumidor. O cuidado em cada detalhe faz a diferença. Nós, por exemplo, desenvolvemos receitas diferentes dentro do mesmo produto, como o pão de queijolight e o pão de queijogourmet, além dos diferentes tamanhos, como coquetel, tradicional, lanche, super lanche e big lanche, e o pão de queijo assado congelado, que pode ser preparado em cinco minutos, para quem não tem tempo de esperar 30 minutos para assar o tradicional. Sendo assim, faz a diferença num mercado competitivo como o nosso oferecer opções que agrade e atenda aos mais diversificados clientes, tendo como diferencial a qualidade”, afirma.
Sim, não tem como negar que é a qualidade que distingue um pão de queijo do outro. E isso é possível perceber já na primeira mordida. “É comum nos depararmos com pães de queijos duros, borrachudos e muitas vezes, até oco no meio. No pão de queijo feito com queijo de verdade e não com aroma, nada disso acontece. Ele é consistente, crocante por fora, tem uma massa firme, fica macio por dentro, além de ser muito saboroso”, explica Dona Dalva.
E não é que o pão de queijo tem conquistado o paladar de várias pessoas pelo mundo afora? A Forno de Minas mesmo já exporta o produto para os Estados Unidos, Canadá, Portugal, Inglaterra, Chile, Uruguai, Peru e Emirados Árabes. Outros mercados, como Holanda, Suíça, Escandinávia, França, Angola e Colômbia também estão na mira da empresa. “Não é fácil criar um novo hábito de consumo. Porém, quando quebramos a barreira e o consumidor experimenta o pão de queijo, a conquista é imediata.Acreditamos que o pão de queijo tem tudo para ser um produto global”, completa o presidente da empresa, Helder Mendonça.
Outro ponto positivo do pão de queijo, que faz com que ele conquiste cada vez mais consumidores, é a questão da saudabilidade. “Além de saboroso, o pão de queijo é glúten free, não contém aditivos e é consumido assado”, finaliza Helder.
*Em 2007, Ana Maria Braga lançou um concurso de culinária para eleger o melhor pão de queijo do Brasil. Foram tantos inscritos com receitas das mais variadas que o dia da final do concurso, em 17 de agosto, foi eleito o Dia do Pão de Queijo.
Sobre a Forno de Minas
A Forno de Minas Alimentos S/A, tradicional indústria de alimentos congelados e líder de mercado na comercialização de pães de queijo no Brasil, nasceu do sucesso da receita caseira de pão de queijo da Dona Dalva. Fundada em 1990, gerida pela própria Dona Dalva, pelos filhos Hélida e Helder e pelo sócio Vicente Camiloti, é nacionalmente reconhecida pela qualidade, praticidade e tradição de seus produtos. Tem o pão de queijo preferido dos brasileiros e oferece soluções para todas as ocasiões de consumo, com um portfólio de mais de 20 produtos, que atendem tanto o varejo quanto o food service. Em 2009, foi readquirida pela família Mendonça, 10 anos depois de ficar sob controle de uma multinacional norte-americana.
A sede da empresa é em Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte, e possui 24 mil m². A Forno de Minas também tem uma Indústria de Laticínios própria, que produz o queijo e outros produtos para a fábrica. Com mais de 800 colaboradores e seis filiais (Contagem, São Paulo capital, interior de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Brasília), a empresa exporta pães de queijo para os Estados Unidos, Canadá, Portugal, Inglaterra, Chile, Uruguai, Peru e Emirados Árabes.

 

Anúncios

Gostou? Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on pinterest

Comente aqui o que achou:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Mais

Posts Relacionados: