Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Rosca de coco com abacaxi sem leite e ovos

Nos dias de hoje, a variedade de dietas e restrições alimentares é surpreendente. Seja por escolha pessoal, alergias ou necessidades médicas, muitas pessoas estão buscando alternativas deliciosas e saudáveis para se deliciar sem comprometer suas restrições alimentares. Uma dessas alternativas que tem ganhado destaque é a culinária sem leite e ovos. Neste artigo, vamos explorar uma sobremesa tentadora e saborosa que se encaixa perfeitamente nesse perfil: a Rosca de Coco com Abacaxi sem leite e ovos.

Uma Nova Abordagem para a Culinária

Anúncios

A culinária sem leite e ovos pode parecer desafiadora à primeira vista, mas na verdade oferece oportunidades emocionantes para experimentar novos ingredientes e técnicas de preparo. A Rosca de Coco com Abacaxi é um exemplo perfeito disso. Tradicionalmente, a rosca pode conter laticínios e ovos, mas com criatividade e substituições inteligentes, podemos criar uma versão igualmente deliciosa e apta para pessoas com restrições alimentares.

Os Benefícios das Substituições Inteligentes

Na culinária sem leite e ovos, é fundamental encontrar substituições que mantenham a textura e o sabor desejados nas receitas. No caso da Rosca de Coco com Abacaxi, podemos substituir o leite de vaca por leites vegetais, como leite de coco ou leite de amêndoas. Esses leites não apenas adicionam um sabor único, mas também conferem uma textura macia e úmida à rosca.

Anúncios

Em vez de ovos, que geralmente desempenham um papel estrutural nas receitas de rosca, podemos utilizar substitutos como purê de frutas (como banana ou maçã) ou substitutos comerciais de ovo, como o “ovo de linhaça” (uma mistura de água e semente de linhaça moída). Esses substitutos ajudam a ligar os ingredientes, resultando em uma rosca com uma estrutura coesa.

Explorando o Sabor Tropical

A combinação de coco e abacaxi é verdadeiramente uma celebração de sabores tropicais. O coco oferece uma textura rica e um sabor indulgente, enquanto o abacaxi adiciona um toque de acidez refrescante que equilibra a doçura da rosca. Esses ingredientes não apenas tornam a rosca deliciosa, mas também a transformam em uma opção perfeita para ocasiões especiais ou para simplesmente adoçar o seu dia.

Dicas para o Sucesso

Anúncios

Ao preparar sua Rosca de Coco com Abacaxi, aqui estão algumas dicas para garantir o melhor resultado possível:

Escolha Ingredientes de Qualidade: Opte por ingredientes frescos e de alta qualidade para garantir o melhor sabor e textura.

Substituições com Equilíbrio: Ao escolher substitutos para leite e ovos, lembre-se de que cada substituição pode afetar o sabor e a textura. Experimente e ajuste conforme necessário.

Aproveite as Texturas: A combinação de coco ralado e pedaços de abacaxi oferece uma variedade de texturas à rosca. Certifique-se de incorporá-los de maneira uniforme na massa.

Tempo e Temperatura: Siga atentamente as instruções de tempo e temperatura da receita para garantir que sua rosca asse de maneira uniforme e atinja a consistência desejada.

Conclusão

A culinária sem leite e ovos não precisa ser um obstáculo para desfrutar de deliciosas sobremesas. Com criatividade e substituições inteligentes, podemos criar pratos incrivelmente saborosos que atendam às nossas restrições alimentares. A Rosca de Coco com Abacaxi é um exemplo inspirador de como a combinação de ingredientes tropicais e substituições bem pensadas pode resultar em uma sobremesa verdadeiramente deliciosa. Portanto, se você está buscando uma opção sem laticínios e ovos, não hesite em experimentar essa criação incrível na sua própria cozinha. Sua próxima aventura culinária aguarda!

Rosca de coco com abacaxi sem leite e ovos

Rosca de coco com abacaxi sem leite e ovos

Massa Ingredientes:

 

2 tabletes ou 35 g fermento biológico
1/2 xícara (chá) açúcar (75 g)
2 colheres (café) de sal (7 g)
1 xícara (chá) de água
1/2 quilo farinha de trigo
1/4 de xícara (chá) de leite de coco (60 g)
2 colheres (sopa) de margarina (becel da tampa azul)(20 g)
5 g (5 gotas 1/2 colher chá) essência de coco
1 colher (chá) de emulsificante
1/2 xícara (chá) de coco ralada (30 g)

Farofa recheio:
3/4 xícara (chá) de Açúcar (100 g)
6 colheres (sopa) de Gordura (margarina becel) (60 g)
1 pacote de 100 g coco ralado

No recheio de abacaxi, você pode usar o doce de abacaxi cozinhando o abacaxi com água e açúcar, ensinei a fazer aqui no blog, Gelado de abacaxi.
Ou se preferir praticidade como eu , use 1 lata de abacaxi em calda

 

Modo de preparo:

Massa:
Dilua o fermento no açúcar, e junte todos os ingredientes menos à essência, amasse bem até ficar homogênea, e acrescente a essência, sove bem a massa para fica lisa e macia. (o segredo de todo pão é o sovar a massa para ativar o glúten dela, isso faz com que o pão fique fofinho e macio). Deixe descansar por 20 minutos coberto com papel filme para não ressecar.

Recheio (farofa de coco):
Junte todos os ingredientes e misture até formar uma farofinha de coco.

Montagem:
Coloque uma camada fininha de massa no fundo da forma, assim o recheio não vasa por baixo.
Abra o restante da massa e estique com um rolo, para que fique larga como um rocambole, coloque o recheio (farofa de coco e abacaxi picadinho) e enrole com cuidado esticando a massa e corte e 8 pedaços iguais, coloque uma parte do lado da outra deixando um espaço entre elas (porque vai crescer). Cubra com um pano e deixe descansar por 3 horas     Leve ao forno pré aquecido 180º por cerca de 40 minutos ou até ficar douradas.
Ficou com duvida da montagem, veja a receita de ROSCA DE MORANGO, lá eu explico com mais detalhes e tem foto.

Por cima você pode pincelar uma caldinha de açúcar de confeiteiro com a calda do abacaxi, coloque 1 xícara de  açúcar de confeiteiro e adicione aos poucos a calda até ficar um creme, despeje por cima, ou pincele ainda quente geleia de brilho, já dei duas opções de geleia de brilho caseira 1 e geleia de brilho caseira 2.

 

E dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus. “Mateus 3:2”

Anúncios

Gostou? Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on pinterest

Comente aqui o que achou:

6 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Mais

Posts Relacionados: