Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Beliscão de goiabada

O Brasil é um país riquíssimo em cultura e tradições culinárias, e uma das melhores maneiras de explorar essa riqueza é através de sua vasta variedade de doces tradicionais. Entre os muitos quitutes doces que fazem parte da nossa história gastronômica, o “beliscão de goiabada” se destaca como um favorito. Esse pequeno pedaço de doçura é uma verdadeira iguaria brasileira que tem conquistado corações há gerações. Neste artigo, vamos explorar a história e os encantos do beliscão de goiabada.

Origens do Beliscão de Goiabada

Anúncios

O beliscão de goiabada é uma sobremesa que traz consigo um sabor nostálgico de infância para muitos brasileiros. Sua origem é difusa, mas sua popularidade é inegável. Este doce é conhecido em diferentes partes do país com nomes variados, como “beliscão”, “pastel de goiabada”, “folhado de goiabada”, entre outros. Essa variedade de nomes reflete a diversidade regional e cultural do Brasil.

A base do beliscão de goiabada geralmente consiste em uma massa leve e quebradiça, semelhante a uma massa folhada, recheada com goiabada. A goiabada, por sua vez, é uma sobremesa tradicional feita a partir da goiaba, uma fruta tropical abundante no Brasil. Ela é cozida com açúcar até atingir uma consistência densa e doce, que pode ser cortada em barras, pedaços ou usada como recheio em várias sobremesas, incluindo o beliscão.

A Preparação e os Ingredientes

Anúncios

Embora não estejamos fornecendo uma receita neste artigo, vale a pena mencionar alguns dos principais ingredientes envolvidos na criação do beliscão de goiabada. A massa geralmente é feita com farinha de trigo, margarina ou manteiga, açúcar e ovos. A goiabada é o recheio principal e é o elemento que dá ao doce seu sabor característico.

A preparação do beliscão envolve o trabalho habilidoso na criação de uma massa que seja suficientemente leve e crocante, para que o contraste com o recheio doce da goiabada seja perfeito. Muitas receitas de beliscão também incluem uma pitada de canela ou outros temperos para realçar o sabor da goiabada.

Variações Regionais

Anúncios

Uma das coisas mais fascinantes sobre o beliscão de goiabada é a forma como ele evoluiu e se adaptou às diferentes regiões do Brasil. Cada região pode ter sua própria variação única desse doce. Por exemplo, no nordeste, você pode encontrar o “pastel de goiabada”, que é uma massa frita recheada com goiabada. No sul do Brasil, o “beliscão” é frequentemente chamado de “folhado de goiabada” e tem uma massa mais leve e folhada.

O Sabor da Infância

Para muitos brasileiros, o beliscão de goiabada é mais do que apenas um doce. É uma lembrança vívida da infância, de visitas à casa dos avós ou da cozinha da mãe. É uma sobremesa que evoca sentimentos de conforto e alegria. Talvez seja por isso que esse doce tradicional ainda é tão amado e apreciado em todo o país.

Conclusão

O beliscão de goiabada é uma joia da culinária brasileira, uma sobremesa que carrega consigo não apenas um sabor doce e delicioso, mas também memórias e tradições culturais. Se você ainda não teve a oportunidade de experimentar essa maravilha, recomendo que o faça sempre que possível. E se você já é um fã, então sabe muito bem como é o gosto de um pedacinho do Brasil em forma de doce. Portanto, da próxima vez que você encontrar um beliscão de goiabada, aproveite cada mordida e deixe-se levar por essa experiência doce e única.

 

Beliscão de goiabada

Beliscão de goiabada

Ingredientes:

 

2 xícaras (chá) de farinha de trigo

150 g de manteiga

2 colheres (sopa) de açúcar

3 colheres (sopa) de água

150 g de goiabada firme cortada em tirinhas

Açúcar para polvilhar.

 

Modo de preparo:

 

Em uma tigela, misture a farinha com a manteiga e o açúcar e amasse bem até obter uma farofa. Faça uma depressão no centro, despeje a água e misture rapidamente até obter uma massa homogênea.

Em uma superfície enfarinhada, abra a massa com um rolo até obter uma espessura de +- 4mm. Com um cortador de 7 cm de diâmetro, faça discos. Junte as aparas e repita a operação até utilizar toda a massa. Disponha uma tira de goiabada no centro de cada disco e cubra-a dobrando as laterais.

Pressione ligeiramente para fechar bem. Arrume os biscoitos em uma assadeira untada com manteiga e leve ao forno moderado (180 ºC), preaquecido, por 20 minutos ou até dourar. Deixe amornar e sirva polvilhado com açúcar.

Eu costumo cortar quadradinhos não círculo e unir as pontas de dois lados, acho mais simples.

 

O Senhor é o meu pastor, nada me faltará. “Salmos 23:1″

Anúncios

Gostou? Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on pinterest

Comente aqui o que achou:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Mais

Posts Relacionados: