Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Carne de panela econômica

A Carne de panela econômica é um clássico da culinária brasileira que conquistou o paladar de gerações com seu sabor irresistível e a textura macia que derrete na boca. Além de ser uma opção deliciosa para as refeições, a carne de panela também se destaca como uma alternativa econômica e versátil, perfeita para quem busca uma alimentação saborosa sem comprometer o orçamento doméstico.

Um Prato Tradicional e Atemporal

Anúncios

A carne de panela é um prato que remonta às tradições culinárias de diversas culturas ao redor do mundo. No Brasil, ela se popularizou como um prato caseiro, ideal para as refeições em família ou para receber os amigos de maneira acolhedora. A simplicidade dos ingredientes utilizados e o processo de cozimento lento são os segredos por trás do sabor inconfundível desse prato.

Cortes Econômicos e Saborosos

Uma das principais vantagens da carne de panela é a possibilidade de utilizar cortes de carne mais econômicos e menos nobres, transformando-os em uma refeição saborosa e reconfortante. Cortes como acém, peito, músculo e paleta são perfeitos para a carne de panela, uma vez que, após um cozimento lento e cuidadoso, eles se tornam extremamente macios e cheios de sabor.

Economia sem Abri Mão do Sabor

Anúncios

A carne de panela é um exemplo perfeito de como é possível economizar na cozinha sem sacrificar a qualidade e o sabor das refeições. A utilização de cortes menos caros aliada a um preparo que extrai todos os aromas e sabores da carne resulta em um prato que pode ser o destaque de qualquer refeição, sem pesar no bolso.

Cozimento Lento: O Segredo da Maciez

O processo de cozimento lento é uma das etapas cruciais para o sucesso da carne de panela. Ao cozinhar a carne em fogo baixo e por um período mais longo, as fibras se desfazem, resultando em uma textura macia e suculenta. Além disso, esse processo permite que os temperos e condimentos penetrem profundamente na carne, intensificando o sabor e proporcionando uma experiência gastronômica única.

Versatilidade na Cozinha

Anúncios

A carne de panela não se limita a ser apenas um prato principal. Ela pode ser utilizada de diversas formas na cozinha, tornando-se o ingrediente chave de outras preparações. Desfiada, ela pode ser utilizada em sanduíches, recheios de tortas e pastéis, ou até mesmo em saladas. Além disso, o caldo resultante do cozimento da carne pode ser aproveitado como base para sopas e molhos, garantindo o aproveitamento máximo dos ingredientes.

Dicas para um Resultado Perfeito

Sele a carne: Antes de iniciar o cozimento, é importante selar a carne em uma panela quente. Isso ajuda a manter os sucos internos e intensifica o sabor final.

Tempere com antecedência: Deixe a carne marinar nos temperos por algum tempo antes de cozinhar. Isso permite que os sabores se desenvolvam de forma mais intensa.

Corte os vegetais em pedaços uniformes: Se você optar por incluir legumes e vegetais no preparo, certifique-se de cortá-los em pedaços uniformes para que cozinhem de maneira homogênea.

Fogo baixo e paciência: O segredo da carne de panela é o cozimento lento em fogo baixo. Não tenha pressa e permita que a carne cozinhe gradualmente até atingir a textura desejada.

Conclusão

A carne de panela econômica é uma verdadeira joia da culinária brasileira, proporcionando sabor, conforto e economia em uma única refeição. Com sua versatilidade na cozinha e a possibilidade de transformar cortes menos nobres em pratos irresistíveis, ela é a escolha perfeita para aqueles que buscam uma alimentação saborosa e acessível. Portanto, não hesite em experimentar essa receita tradicional e traga um pedaço da história e da tradição da nossa gastronomia para a sua mesa.

Carne de panela econômica

Carne de panela econômica

Ingredientes:

 

1 Kg de cupim ou a carne de sua preferência

4 colheres (sopa) de óleo

2 cebolas picadas

4 dentes de alho amassados

1 colher (sopa) de coentro (opcional)

1 lata de molho de tomate ou sache

2 xícaras (chá) de caldo de carne caseiro (se preferir acrescente 1 tablete de caldo de carne dissolvido em 2 xícaras (chá) de água)

Sal e pimenta a gosto

4 batatas cortadas em cubos grandes (se a batata for pequena pode por inteira)

 

Modo de preparo:

 

Na panela de pressão, aqueça o óleo, doure a cebola, o alho. Junte a carne e sele (doure a carne). Em seguida junte o molho, o caldo de carne, sal, coentro e a pimenta. Tampe a panela e deixe cozinhar durante 20 minutos após o início da pressão. Deixe sair a pressão, junte a batata e cozinhe na pressão por mais 5 minutos. Coloque em um refratário e sirva em seguida.

Dica: se for utilizar uma panela de pressão elétrica, não precisa por tudo isso de água ou caldo, porque a carne vai soltar muita água durante o cozimento.

 

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. “João 3:16”

Anúncios

Gostou? Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on pinterest

Comente aqui o que achou:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Mais

Posts Relacionados: